Sites

Cadeira Voadora

Descrição de imagem: A imagem apresenta uma ilustração de um cadeirante com um balão de ar quente nas costas da cadeira, no centro do balão há o título do blog “Cadeira Voadora”. Ao lado há a frase: Nossas rodas podem ganhar o mundo. Fim da descrição da imagem

O blog criado em 2011 pela cadeirante, Laura Martins, tem como intuito o compartilhamento de experiências de vida da autora, tratando de assuntos variados. Laura diz que:

“Queria que outras pessoas com deficiência física, ou com mobilidade reduzida, se inspirassem com as aventuras, criassem coragem e levantassem voo. Quanto mais rodinhas e muletas por aí, maior a possibilidade de termos uma sociedade mais inclusiva. Diante das dificuldades, essas pessoas certamente iriam se manifestar, ainda que timidamente, e exigir que seus direitos fossem respeitados.”  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O BLOG

Acessibilidade na Prática

Descrição da imagem: A figura apresenta o título do blog “Acessibilidade na prática” com a representação de um cadeirante onde a roda de sua cadeira ilustra a letra inicial “A”. Abaixo do título estão os símbolos de: deficiente visual, físico e auditivo, respectivamente. Fim da descrição da imagem.

O blog é administrado pelo veterinário Frederico Rios, tetraplégico desde 2008, e tem como objetivo fiscalizar, informar, denunciar e conscientizar os leitores sobre a acessibilidade em sua cidade.

“Aos poucos, fomos conquistando o respeito e a amizade de pessoas tanto de Campo Grande como de outras partes do país. E o mais interessante é que essas pessoas não eram apenas com deficiência ou profissionais da área, mas também cidadãos comuns, entusiastas da acessibilidade para todos.” relatou Frederico

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O BLOG

Bengala Legal

Descrição da imagem: A figura apresenta o título do blog “Bengala Legal” com a ilustração de um deficiente visual, em que a letra “L” de “Legal” representa seu corpo e a letra “L” de “Bengala”, a sua bengala. Abaixo do título está o link do site. Fim da descrição da imagem.

O blog criado por Marco Antônio Queiroz foi totalmente desenvolvido para promover a acessibilidade a qualquer visitante, fazendo uso de suas próprias experiências e conhecimentos de tecnologia referentes à acessibilidade.

“Acredito que a acessibilidade deste site o esteja deixando apto a uma boa navegação via teclado, pelos inúmeros leitores de tela, ampliadores de tela e, claro, por mouse e em navegadores como o Webvox, Lynx, Firefox, Chrome, Safari ou Internet Explorer. Além disso, conto que o carregamento de cada página esteja sendo feito o mais rapidamente possível, que o site possa ser bem navegado por todos os usuários, inclusive os de celulares.” 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O BLOG

3º Estudo de acessibilidade do Movimento Web para Todos nos sites brasileiros

Ilustração de uma tela de computador que mostra cinco ícones diferentes dentro de pentágonos. Os ícones demonstram representações diferentes de gráficos.

INTRODUÇÃO

Em uma ação conjunta com a BigData Corp, o Movimento Web para Todos (MWPT) analisou a experiência de navegação das pessoas com deficiência no País.

Foram realizados testes em vários elementos das páginas web para verificar algumas barreiras em milhares de sites ativos do Brasil. Esta é a primeira vez que um estudo é realizado com tamanha abrangência.

Este terceiro estudo contou também com o apoio técnico do CeWeb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br, que tem entre suas atribuições disseminar conhecimento sobre acessibilidade na web.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE